Sprache wählen:

O raio mínimo de curvatura deve ser obedecido

Instrução de instalação 1/4: Não dobrar mangueiras

Cada mangueira pode ser curvada até o seu raio mínimo de curvatura, sem que a função de impermeabilidade do material da mangueira seja prejudicada. Se uma mangueira for deformada para além de seu raio de curvatura mínimo – mesmo que só momentaneamente –tem início uma deformação permanente. As camadas e a liga de borracha e camadas de fio de aço são danificadas. A durabilidade e resistência à carga de uma tubulação de mangueira são notavelmente diminuídas.

Exemplos

O raio mínimo de curvatura é sobretudo desobedecido atrás da ligação, quando uma mangueira é curvada demais. Isto acontece, p.ex. quando dois acoplamentos iguais são usados, como pode ser visto no desenho abaixo.

Para aumentar a disponibilidade da máquina, vale:
A durabilidade da mangueira é sempre mais importante do que o uso de um acoplamento padrão!

Também um tubo curto demais, para economizar comprimento de mangueira, pode resultar em um raio inferior ao mínimo.

Explicação

Ao usar curvas de raio menor que o mínimo especificado, poderão surgir vãos entre as camadas de espirais de fios de aço, devido ao aumento da superfície no lado externo da curvatura.

Do lado interno da curvatura sucede o efeito contrário: as camadas de fio de aço são comprimidos e com isto já não ficam o suficientemente juntas da borracha interna da mangueira.

Com isto a ligação entre as camadas de fios de aço e a borracha interna perde sua capacidade de resistência à pressão alta e às variações de pressão. Ambos os efeitos podem resultar em perfurações (pinholes).

 

 

Recomendação

A curvatura de uma mangueira deve começar – se as proporções da instalação o permitirem – depois de uma seção reta, cujo comprimento corresponde a 1,5 vezes o diâmetro externo.

Caso necessário, deve-se usar nestes casos uma proteção contra dobra KSE ou prender a mangueira com uma braçadeira.