Sprache wählen:

Evite submeter o material da mangueira a torsão!

Instrução de instalação 3/4: evitar torsão

Quando uma mangueira, por erro de projeto, erro de instalação ou não-observância de um movimento da mangueira, for submetida a uma torsão (virada), a durabiliade da mangueira é consideravelmente diminuida.

Se p. ex. no projeto o ângulo especial K ou o ângulo de virada V dos acoplamentos forem mal escolhidos, o orifício do acoplamento pode causar, na montagem, uma torsão da tubulação da mangueira. Se na montagem não se atentar para evitar a torsão, pode ocorrer, involuntariamente, uma torsão do tubo. Isto ocorre sobretudo em mangueiras que são conectadas por rosqueamento. No projeto devem ser observados não apenas os ângulos especial e de virada mas também a situação de instalação, quando um dos dois acoplamentos se move conforme padrão. 

Beispiele

Quando há torsão, tanto as camadas de fio das espirais entre si como as camadas de fio e as de borracha sofrem um atrito forte. Ocorrendo pressão alta ou impulsos de pressão, as camadas podem não voltar a sua posição neutra inicial e não dividir as forças supervenientes. Justamente na zona de conexão com o acoplamento ocorrem então sobrecargas que podem destruir a função de impermeabilidade da borracha interna.

 

 

Recomendação

  • No projeto da tubulação e dos ângulos das acoplamentos deve ser observado que o material das mangueiras deve ser projetado para seguir a curvatura natural das mangueiras.
  • Na montagem deve portanto ser observado que o tubo da mangueira, p.ex. no aperto das roscas, em nenhum caso fique torcido. Isto pode ser evitado com o uso de uma chave de boca.Em seguida, a especificação de torsão da mangueira pode ser testada.
  • Com acoplamentos móveis deve ser projetado um sistema de mangueira que permite uma curvatura de raio inferior ao raio mínimo.