Sprache wählen:

O material da mangueira não pode entrar em c ontato com cantos e bordas!

Instrução de instalação 4/4: Evitar atrito

Na movimentação das mangueiras deve ser verificado se o curso da mangueira não entra em contato com cantos, bordas e com outras mangueiras. Apesar da maior resistência a atrito das mangueiras da HDS, tais contatos levam, com o tempo, a um desgaste da borracha superior da mangueira, de forma que o material da mangueira pode ser danificado.

Exemplos

Quando mangueiras forem colocadas próximas de mais uma das outras em um pacote ou quando um tubo de mangueira for posicionado próximo demais de uma borda, pode, conforme o caso, resultar em forte desgaste da borracha superior. A quebra está programada.

Explicação

Por movimentos próprios das mangueiras uma contra a outra devido a vibrações da máquina a camada externa da mangueira pode rasgar. Em seguida as mangueiras se danificam umas as outras, de maneira que as as camadas de fios de aço não mais estão protegidas e começam a ficar corroídas. O mesmo vale para mangueiras que são colocadas próximas demais de bordas e entram em contato com estas constantemente.

Recomendação

 

Com o uso de braçadeiras as posições de diversas mangueiras em um maço podem ser definidas e fixas. Como mangueiras encurtam quando a pressão aumenta, é importante observar um comprimento suficiente especialmente na movimentação das mangueiras em conjuntos móveis ou próximas a bordas. Adicionalmente, com uma proteção contra rasgos, a movimentação da borracha superior contra outros conjuntos pode ser evitada.